Passados mais de dez dias do resultado das eleições municipais, nossa cidade vive ainda o clima de divisão. Os grupos políticos ainda parecem não ter assimilado o que o povo disse nas urnas.
Quem ganhou faz planos, enxuga a máquina, sonha com novas realizações; quem perdeu por pouco sente-se vitorioso; quem já contava estar eleito, a ponto de nem se preocupar com a soma que traz o vice, pensa em revanche, através de acordo com vereadores também não reeleitos.
A população, por sua vez, ainda também dividida e sem assimilar o resultado, observa a movimentação dos bastidores, mas torcendo sempre para que, seja quem for, traga melhorias para a cidade.
Grupos políticos ainda não entendem bem como alguns tiveram votações tão expressivas e não conseguiram a vaga na câmara. Só agora começam a perceber que a estratégia jurídica da prefeita reeleita, do vice-prefeito e do professor, segundo colocado, foi acertada, elegendo três vereadores cada. A do ex-prefeito falhou e deixou de fora gente com muito voto. Uma pena.
A renovação do legislativo foi de 70%, mas, como já disse, não por falha de alguns vereadores, e sim por desorganização de um dos grupos políticos. Por outro lado, os novos, ávidos por trabalharem como legisladores, já unidos, definiram a presidência da Câmara pelos próximos quatro anos e prometem fazer diferente do que se viu nos últimos anos.
Passada essa fase, inicia-se a preparação da temporada, e esse é o momento do comércio, dos empresários, do emprego, enfim, da movimentação da economia local. Momento em que todos seguem a vida, deixando de lado o pensamento político.
Fato é que, em 2025, inicia-se um novo ano com o governo eleito legitimamente. Feliz o município em que o comportamento de quem ganhou e de quem perdeu seja o de unir esforços, e todos agirem para o crescimento da cidade.
Um povo que consegue entender que o resultado das urnas deve ser respeitado consegue avançar muito mais. As divergências políticas retornarão no momento certo, e novamente será o momento da disputa, que sempre será saudável. Que Deus capacite os eleitos e reeleitos para que a cidade possa prosperar.
תגובות